Actividade 3 - página 193
1. A ideia de causalidade é apenas uma crença subjectiva, um hábito, ou até uma uma expectativa, ou seja, uma crença não racional. Forma-se do desenvolvimento de um costume ou hábito mental ( por exemplo se verificarmos consecutivamente que A acontece depois de B, criamos uma crença subjectiva de que sempre que A acontecer B irá acontecer logo asseguir).
A expressão "conexão necessária entre dois fenómenos", é auilo que formamos mentalmente, após verificarmos o mesmo acontecimento e suas consequencias vezes sem conta, assim iremos sempre associar um a outro irracionalmente.
2. " Não conseguiria, a principio, mediante qualquer raciocinio, alcançar a ideia de causa e efeito, visto que os poderes particulares pelos quais todas as operações da natureza são executadas nunca aperecerem sentidos; nem é justo concluir, unicamente porque um evento, num caso, procede outro, que o primeiro é, por isso, a causa e o segundo o efeito. A sua conjunção pode ser arbitrária e casual. Pode não haver motivo para inferir um a partir do aparecimento do outro."
Excerto: David Hume, Enquête sur L'Entendendement Humain
3. Não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos, pois isto trata-se apenas de uma crença subjectiva, não da maneira com o mundo realmente funciona. Ou seja, não dá para comprovar essa ideia de conexão pois resulta de um hábito, que não é infalivel, ou seja, estamos habituados a pensar que como não há efeito sem causa, mal acontece A, tem que acontecer B como consequencia.
4. Não é um conhecimento. Isto porque, o conhecimento entendido como relação de iedeias é possivel, mas, o conhecimento baseado nas ideias de causa, não tem justificação empririca ou racional, logo podemos afirmar que apenas corresponde a um hábito~subjectivo, pondo de parte a objectividade necessária.
Sem comentários:
Enviar um comentário