Acerca de mim

A minha foto
A única coisa que posso dizer sobre mim, é aquilo que me define... E o que me define são as minhas convicções, aqui estão elas: * [ Free spirit and open minded]; * [Live your life not because you are alive,but because you want to feel alive]; * [Enjoy every moment and be free]; * [Every day is a new day but the battel's still on, keep it strong]; * [ Fight for what you believe in, and then enjoy your victory]; * [ Be a leader not a follower!].

Pensar

Pensar
"Reflectir sobre o reflectir"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pequenas informações adicionais sobre filósofos referidos no contexto da aula

Pequenas informações adicionais sobre filósofos referidos no contexto da aula


1632 - 1704

John Locke caracterização: Filósofo inglês, médico, liberalista e empírico radical.

As suas convicções: Defensor de o facto de as nossas ideias e conhecimento terem origem nas impressões: imagens, sentimentos que derivam da realidade. Exemplo: A mente humana é uma tábua rasa que é apenas pressionada por experiências. Para além desta teoria da tábua rasa, defendeu também o direito natural, direito de liberdade e à vida. Rejeitava a ideia de que temos à priori uma capacidade inata do conhecimento.

Matérias de interesse para este filósofo: Política, educação, mente humana , disciplinas filosóficas da metafísica e epistemoogia.

Obras mais notáveis: o Tratado do Governo Civil (1689); o Ensaio sobre o Intelecto Humano (1690); os Pensamentos sobre a Educação (1693).



(1724-1804)


Immanuel Kant caracterização: Filósofo alemão, um racionalista puro da época do iluminismo.

As suas convicções: Idealismo transcendental (possuímos conceitos à priori, ou seja, aqules que não advém da experiência), filosofia da natureza e da natureza humana, filosofia moral, teoria sobre a formação do sistema solar ( hipotese Kant-Laplace).

Matérias de interesse para este filósofo: Epistemologia, metafísica, ética, ensino, geografia.


Obras mais notáveis: Critica da Razão Pura, Critica da Razão Prática, Critica do Julgamento.


----------------------------------- " ------------------------------------------


Platão - Πλάτων


(428/ 27 a.C. - 348/347 a.C)

Platão caracterização: Filósofo (do período clássico da Grécia antiga), matemático, grande pensador, de ampla intelectualidade.

As suas convicções: O Homem tem dois tipos de realidade: inteligível (realidade imutável) e a sensível (sentidos, imagens da realidade) - Teoria de Ideias. O que é permanente num objecto é apenas a ideia que temos do mesmo. Teoria do conhecimento (de carácter gnosiológico) - como se pode conhecer as coisas. Procura a verdade plena de todas as coisas. O Homem é dividido em duas partes: corpo e alma, esta ultima pode ainda ser dividida em mais três outras partes. Crente na reencarnação.

Matérias de interesse para este filósofo: Epistemologia, filosofia, retórica, literatura, arte, polititca, educação, justiça.

Obras mais notáveis: as obras de Platão são na sua maior parte diálogos, eis alguns exemplos: Teeteto (teoria do conhecimento), Sofista (temas como o falso, e o não ser), Primeiro Alcibíades ( auto-conhecimento).


NAO CONCLUIDO <---------- FALTA: Pirro, Descartes, Jean Piajet.



Sem comentários:

Enviar um comentário